Eu Sou o Deus que te cura



A maioria de nós temos cicatrizes pelo corpo. Elas mostram que, em algum momento, tivemos ferimentos pelo nosso corpo. Que tal falarmos sobre nossas feridas interiores ou ocultas? Estas são as lembranças passadas que ainda nos causam dor: Memórias de abandono, de menosprezo, críticas, ódio, preconceitos. Memórias de abuso físico, espiritual, sexual e emocional.Sofremos essas feridas muitas vezes por parte da sociedade, membros da família, das pessoas com quem trabalhamos… de todo lado. Que a maioria de nós possui uma ferida escondida isso não é nenhuma surpresa. A boa notícia é que Jesus Cristo deseja curar todas as nossas feridas interiores ou ocultas.
Êxodo 15:26 “Eu sou o Senhor que os cura”.
Salmo 147:3 “Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.”
Como é que Deus pode curar um ferida interior? Jesus curou várias pessoas – fisicamente e emocionalmente. Existem certos padrões e princípios que vemos na forma como Ele tratou as pessoas, o que eu chamo de “processo de cura interior”.
I – Pare de viver uma vida de segredos
Você nunca irá experimentar a cura interior de Deus se não enfrentar seus sentimentos e parar de viver uma vida de segredos.
Salmo 39:2-3 “Enquanto me calei resignado, e me contive inutilmente, minha angústia aumentou. Meu coração ardia-me no peito e, enquanto eu meditava, o fogo aumentava…”
Ocultar feridas não vai trazer a cura completa da sua dor. Você estará apenas tampando o sol com a peneira. Você sabe por que nos sentimos cansados muitas vezes? É porque usamos muito de nossa energia tentando lidar com as feridas interiores.
Salmo 32:3 “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.”
Algumas pessoas tentam apenas esquecer ou ignorar as suas feridas; fazem de conta que nunca aconteceu nada. Algumas pessoas passam a vida inteira culpando os outros e não mudam. Outras tentam esconder suas feridas atrás de bebidas, drogas, sexo ilícito, envolvimento exagerado no trabalho.
Isso tudo é como uma garrafa de coca-cola que quando você chacoalha fica pronta para explodir. Nada disso traz cura para a sua ferida. Seu primeiro passo é ser honesto sobre a sua dor, o seu medo, sua ira, seu ressentimento. Você precisa revelar a sua dor. Ser honesto com você mesmo e deixar de viver uma vida de segredos.
Através do poder de Cristo suas feridas podem ser curadas, sua culpa removida. Você pode ser livre do seu passado que te machuca e experimentar a cura interior vinda de Deus. 
II – Perdoe aqueles que te feriram
Você não consegue ficar bem se está guardando ressentimentos. Se você quiser melhorar de verdade, só existe uma maneira de se livrar da dor de quando alguém te fere: perdão.
Você pode dizer: “Mas eles não merecem o meu perdão.” E você está certo! As vezes, as pessoas não merecem o nosso perdão mesmo. Mas você também não merecia ser perdoado e mesmo assim Deus te perdoou.
O perdão vai te libertar da sua dor e trazer cura em seu interior. Você não pode avançar com a sua vida enquanto você estiver preso no passado.
Romanos 12:17-19 “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor.”
Facilmente nos esquecemos de que Deus viu tudo o que foi feito contra nós. Toda a dor, toda a vergonha, toda a humilhação, todo o abuso. Deus viu tudo! E Jesus também passou por isso:
1 Pedro 2:23 “Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.”
Jesus tinha seis feridas antes de morrer. A cabeça ferida, o rosto ferido, as costas feridas com as chicotadas que lhe deram, as mãos feridas, os pés feridos e a lateral de Seu corpo que foi ferida por uma lança. Cada ferida deixou uma cicatriz. Mas as feridas mais profundas na vida de Jesus foram os feridas ocultas. Ele sabia o que era traição, o que era abuso, o que era rejeição, o que era ódio, o que era injustiça.
Jesus poderia ter se afastado de todos. Em vez disso, Ele orou: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23:34).
Por que eu deveria perdoar aqueles que me feriram?
Primeiro, porque Deus te perdoou. Segundo, você vai precisar de perdão no futuro (Mateus 6:12 “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”). E terceiro, porque é a única forma de você ser livre. 
III – Diga a verdade consigo mesmo
Nosso cérebro é como um gravador, registra todas as experiências que obtemos através dos nossos cinco sentidos. Tudo o que você cheirou, viu, ouviu, tocou e provou. Está tudo ali. Tudo o que as pessoas afirmaram a seu respeito. Tudo está gravado em seu cérebro; o bom e o ruim, o certo e errado, o verdadeiro e falso.
O problema é que o seu cérebro não filtra entre o que é verdade e o que é mentira. Pode ser que quando você era criança, algumas coisas que lhe foram ditas eram mentiras que você continua acreditando que são verdades até hoje. E você age de acordo com essas mentiras.
Quando você constrói a sua vida baseado num banco de dados defeituoso, você está construindo um estilo de vida que lhe causará dor e derrota. Você precisa substituir o seu banco de dados defeituoso pelas verdades de Deus para a sua vida.
Romanos 12:2 “Transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Deus nos transforma quando mudamos nossa maneira de pensar. Peça para Deus curar as suas memórias, suas feridas, as coisas que ainda te machucam. Então comece a encher sua mente com a verdade da Palavra de Deus. Quanto mais você encher a sua mente com a Palavra de Deus, mais o seu velho banco de dados será substituído.
Efésios 1:4 “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”
Marque a palavra irrepreensível. É desta forma como Deus nos vê, uma vez que entregamos a nossa vida para Cristo. Uma vida que se apresenta diante dEle sem culpa. Tudo o que já fizemos de errado, nossa culpa, nossa vergonha, nossa dor. Ele apaga e nos dá uma oportunidade para recomeçar.
É a nossa escolha: Substituir as mentiras que por muito tempo nos conduziam, pelas verdades de Deus. Se você quer experimentar a cura interior, então você precisa acreditar na verdade. Veja você mesmo do jeito que Deus te vê! 
IV – Olhe para o futuro
Deixe de olhar para as coisas que ficaram para trás e passe a olhar para o futuro que Deus reservou para você.
Jó 11:13-16 “Contudo, se você lhe consagrar o coração e estender as mãos para ele; se afastar das suas mãos o pecado e não permitir que a maldade habite em sua tenda, então você levantará o rosto sem envergonhar-se; será firme e destemido. Você esquecerá as suas desgraças, lembrando-as apenas como águas passadas.”
Você não gostaria disso? Não gostaria de esquecer das suas desgraças? Não gostaria de lembrar de seu passado apenas como águas passadas? Você pode! Pare de olhar para trás.
Você não tem como voltar atrás e mudar o seu passado, mas você pode começar hoje a construir um novo futuro. Seu passado somente irá te prender e não te deixará prosseguir. Caminhe adiante na graça e na misericórdia do nosso Deus e confie nas promessas dEle para sua vida.
V – Ajude outros ao longo do caminho
O quinto passo para experimentar a cura interior é ajudar os outros ao longo do caminho. Você que já experimentou da graça e da misericórdia de Deus, use a sua experiência para ajudar outros.
2 Coríntios 1:3-4 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”
Parte do processo de cicatrização é utilizar a sua experiência para ajudar outras pessoas que estão feridas. Quando você observa que outras pessoas têm sido ajudadas por causa daquilo que você passou, isso ajuda a colocar um propósito na sua dor.
Conclusão
Não é verdade que cada cicatriz tem uma história? Todos nós temos cicatrizes físicas, mentais, e até cicatrizes emocionais. Cicatrizes são as provas de cura. Se não houver nenhuma cicatriz, então não houve cura completa. Ainda é uma ferida aberta.
Eu quero que você saiba que Deus quer te ajudar neste processo de cura. Se você deseja experimentar a cura interior de suas feridas, não se esqueça que você vai precisar:
1 – Parar de viver uma vida de segredos.
2 – Perdoar aqueles que te feriram.
3 – Dizer a verdade consigo mesmo.
4 – Olhar para o futuro.
5 – Ajudar a outros ao longo do caminho.
Deus te dará força para tomar cada passo na sua vida. Deus te dará direção e te abençoará, em nome de Jesus. Amém!



Image du Blog perolascraps.centerblog.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não deixou Agar e Ismael Gênesis 21.16-18:

Jesus não te abandona jamais!

Gravados mãos de Deus !!